O que não se deve fazer ao lavar paredes decoradas com papel de parede, o que superfícies pintadas não toleram e como cuidar de azulejos e gesso – contaremos em detalhes

Sejamos honestos: nem todos nós reconhecemos a necessidade de limpar completamente nossas paredes. No entanto, lavá-los é uma obrigação em uma longa lista de limpeza geral. Sim, claro que este não é o processo mais fácil, mas é necessário. Vamos tentar tornar mais fácil: instruções passo a passo para limpar paredes com diferentes revestimentos estão neste post.

Nota: diretrizes gerais

1. Prepare o seu espaço de trabalho:  remova todas as imagens e fotografias das paredes, mova os móveis para o centro da sala para não tropeçar durante a limpeza. Para evitar machucar suas mãos em pregos “órfãos” e ganchos para fotos, pendure pedaços de tecido colorido neles para não perdê-los de vista.

2. Proteja o chão da umidade.  Certifique-se de colocar trapos de pano ou folhas de papel no chão para proteger a superfície da umidade que escapa das paredes durante a limpeza. O tecido deve absorver umidade.

3. Limpe a poeira dos rodapés e paredes  – esta é a etapa mais importante. A maneira mais fácil e rápida de fazer isso é enrolar uma toalha ou pano em volta da escova de esfregão e limpar as paredes de baixo para cima com essa estrutura. Você também pode andar nas paredes com um aspirador de pó com um filtro de água. Lembre-se de que as paredes com papel de parede devem ser aspiradas na posição mais fraca para não danificá-las.

Paredes de papel de parede: dicas

1. Nem todos os papéis de parede podem ser lavados. Se você não tiver certeza de que tipo de papel de parede é seu papel de parede, faça um teste: tente lavar uma área muito pequena (de preferência em um lugar isolado – digamos, atrás de móveis), deixe secar completamente e, em seguida, inspecione se há algum dano para ver se as mudanças de cor, padrão, se haverá manchas.

2. Usando um pano sem fiapos ou uma esponja macia umedecida em água morna e detergente líquido, limpe as paredes de cima a baixo com movimentos rápidos e leves. Evite usar sabonetes ou esponjas coloridas – eles podem manchar acidentalmente o papel de parede. Também é importante não exagerar no detergente – a solução não deve ter uma espuma espessa. Em geral, é essa mistura de componentes simples – água e detergente – que é mais versátil para lavar paredes com quase qualquer revestimento (veja as exceções abaixo).

3. Água limpa e secagem. Ande pelas paredes com o mesmo pano ou esponja, mas já embebido em água limpa. O principal neste momento é trocar regularmente a água para não carregar sujeira ao longo das paredes. Pode ser mais conveniente despejar dois baldes de uma vez – com água com sabão e água limpa. Em seguida, limpe o papel de parede com uma toalha de algodão para remover o excesso de umidade.

4. Existem diferentes maneiras de remover diferentes tipos de manchas  do papel de parede. Por exemplo, para combater manchas de gordura, aplique pó de talco, deixe por alguns minutos e depois escove. As impressões digitais podem ser removidas com uma borracha comum e vestígios de marcadores de álcool podem ser removidos com vinagre ou ácido cítrico.

Paredes pintadas: nuances

1. Tipo de pintura. As regras aqui são exatamente as mesmas do papel de parede: coleta de poeira, água com sabão, água limpa. No entanto, existem várias nuances. Por exemplo, atenção especial deve ser dada às paredes cobertas com tinta látex: em vez de uma solução com sabão, é melhor limpá-las com uma solução com um detergente alcalino e uma pequena quantidade de amônia. Mas a tinta de esmalte não tolera sabão de forma alguma. O diluente de aguarrás irá ajudá-lo a eliminar manchas de gordura em paredes pintadas.

2.  Contaminação pesada. Para sujidades particularmente difíceis, use a seguinte composição de detergente: meio copo de vinagre, um copo de amônia e um quarto de copo de bicarbonato de sódio, todos combinados com cerca de 4 litros de água. Lembre-se de usar luvas de borracha para proteger as mãos!

Gesso: uma palavra de cautela

O pó das superfícies rebocadas deve ser removido regularmente, mas lavado – apenas com contaminação pesada. Em nenhum caso você deve esfregar essas paredes. Polvilhe-os com água e sabão neutro e seque suavemente com um pano turco.

Bloco: regras de cuidado

Ao limpar paredes de azulejos, deve-se evitar o uso de produtos em pó – eles podem deixar arranhões na superfície. Se você é oponente dos produtos químicos domésticos e prefere remédios naturais, confie na boa e velha solução de sabão. Outra opção é um borrifador cheio de vinagre comum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *